Livros clássicos para ler na quarentena

Que tal aproveitar esses dias de quarentena para correr atrás do atraso de anos de leitura? Então, aproveite para tirar da estante aquele livro que não tinha tempo para ler e estava sempre adiando sua leitura. Ou mesmo, aproveitar alguns sites que disponibilizam obras online…

De qualquer forma, comprando online, pegando na estante ou lendo pela internet, nossa dica é não deixar de conhecer alguns clássicos da literatura. São eles:

Os Miseráveis – Victor Hugo

Nesse livro, que de tão impressionante já virou peça de teatro e filme, Jean Valjean é condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão em um dia em que os filhos de sua irmã tinham fome. Libertado 19 anos depois, Jean adota outra identidade e transforma-se em um próspero empresário. A história, obrigatória para quem ama uma boa leitura, se passa durante a Revolução Francesa.

As Aventuras de Sherlock Holmes – Arthur Conan Doyle

Nem é preciso ressaltar a importância desse personagem, que já foi parar em séries e no cinema.  Nesse livro, o leitor vai se deparar com uma coletânea de doze contos de aventuras com esse que é o mais famoso detetive de todos os tempos.

Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Se ainda não leu essa obra, agora é a oportunidade ideal, o livro narra um futuro onde as pessoas nascem todas de proveta e são submetidas a um condicionamento biológico, visando criar uma sociedade harmônica, com leis e regras sociais e organizada por castas. Sem ética religiosa ou valores morais, o livro aborda o excesso de consumo, superficialidade, falta de relações afetivas, ausência do conceito de família, aliados aos efeitos da droga, criando uma comunidade típica e, para os olhos mais atentos, com algumas semelhanças com os tempos atuais.

O apanhador no campo de centeio – j.d. salinger

Nesse livro, que é uma das obras mais importantes da literatura estadunidense lançada após os eventos da Segunda Guerra Mundial,  e que poderia ser banal, de tão despretensioso, acabou virando um clássico moderno, narra a história, contada pelo próprio personagem, de apenas 16 anos, da sua volta para casa mais cedo após ter levado bomba em quase todas as matérias, e enquanto se prepara para enfrentar seus pais, vai repassando sua visão de mundo, procurando respostas em algumas pessoas importantes que conheceu até então.

A insustentável leveza do ser – milan kundera

É um livro obrigatório para quem ama uma boa leitura, considerado um dos romances mais importantes do século xx.  O livro mostra quatro adultos capazes de quase tudo para viver o erotismo plenamente, tendo como limite um tempo histórico, politicamente opressivo, além dos próprios mistérios da existência humana, como o amor, infidelidade, compaixão, acaso e arbítrio, exercitando a resistência para amenizar a opressão.

Lolita – vladimir nabokov

Essa obra já ganhou versões para o cinema e também é obrigatória para amantes da literatura. O livro narra o amor obsessivo de um homem cínico e intelectual, de meia-idade, por uma menina, Lolita, de apenas 12 anos, uma ninfeta que desperta seus desejos mais agudos.

Leave a Reply